Documento sem título
         
     
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Notícias e Dicas de Saúde
 
Notícia - Uma forcinha para a firmeza da pele Jornal de Jundiaí
Uma forcinha para a firmeza da pele

Firmeza na pele. É isso que toda mulher acima dos 40 deseja, mas o tempo pode ser - e é - devastador com a sustentação da pele como um todo. Não há como impedir a perda de colágeno, por exemplo, que representa 25% de toda proteína do organismo humano. Mas é possível dar uma forcinha para que ele volte a ser produzido pelo organismo.

A função do colágeno é sustentação das células, mantendo-as unidas e organizadas. Trata-se do principal componente proteico de órgãos como a pele, ossos, cartilagens, ligamentos e tendões. Mas, a partir dos 30 anos, homens e mulheres perdem cerca de 1% da proteína por ano. Após os 50 anos, produzem apenas 35% do colágeno necessário para os órgãos de sustentação. No caso das pessoas fumantes, a perda progressiva é ainda maior.

O médico especialista em estética e membro da Academia Brasileira de Estética, Paulo Kogake, explica que ao envelhecer, as células perdem a capacidade de produzir novo colágeno, além da sua degradação ao longo dos anos devido ao modo de vida de cada um.

"Conforme envelhecemos produzimos quantidades cada vez maiores de uma enzima chamada colagenase, que destrói o colágeno em todos os tecidos do corpo humano. Os radicais livres, principalmente pela exposição ao sol sem fotoproteção, é um dos principais fatores para a produção dessa enzima, quer dizer, quanto mais tempo sem proteção, mais se perde a elasticidade da pele."

Além desta perda, a deficiência de colágeno também está associada com a diminuição da espessura do fio capilar e com a desidratação, culminando em flacidez e no aparecimento de rugas e estrias. A professora titular de Nutrição do Departamento de Agroindústria de Piracicaba (ESALQ/USP), Jocelem Salgado, explica que o colágeno é reposto em nosso organismo por meio da alimentação equilibrada.

"Os alimentos de origem animal, tais como as carnes, principalmente as vermelhas, são excelentes fontes de proteínas e colágeno. Entretanto, somente a alimentação não é capaz de fornecer a quantidade ideal dessa proteína que nosso organismo necessita a partir dos 30, 40 anos. É aí que entra a suplementação", esclarece a especialista.

Mais que beleza - Em seu site, ela comenta que algumas pesquisas mostram que o colágeno hidrolisado em pó contém uma série de fragmentos de proteínas que, quando ingeridos, são parcialmente digeridos e absorvidos, fornecendo aminoácidos fundamentais para a manutenção de ossos e a reconstituição ou regeneração de algumas articulações.

"Estudos conduzidos em renomadas instituições de pesquisa estão mostrando que o uso diário de colágeno hidrolisado extraído industrialmente dos ossos, peles e tendões de animais não tem contra-indicação e é capaz de estimular a produção do colágeno natural, que perdemos com o passar do tempo. Por isso, a reposição com colágeno alimentício está surgindo como uma nova ferramenta para tratamentos de osteoartrites e manutenção da estética e beleza."

Pesquisa - No site da nutricionista e professora titular da ESALQ/USP/Piracicaba, ela cita uma investigação clínica do Medcin Instituto da Pele, o qual avaliou a firmeza, elasticidade e hidratação da pele, como consequência da ingestão de colágeno hidrolisado.

O estudo contou com a participação de três grupos de 20 voluntárias cada, com idade entre 35 e 60 anos, que tomaram uma dose diária de uma bebida contendo 2g ou 5g de colágeno hidrolisado. O terceiro grupo recebeu amostra placebo, ou seja, uma bebida contendo carboidrato no lugar do colágeno hidrolisado.

As avaliações foram conduzidas em dois períodos: no início do estudo e após 60 dias, durante os quais o produto foi ingerido uma vez ao dia. Os resultados mostraram que as mulheres que consumiram 2g de colágeno/dia tiveram um aumento de 4,2% na firmeza e 8,5% na elasticidade da pele, enquanto que as que consumiram 5g/dia tiveram um aumento de 17% na hidratação, 5,5% na firmeza e 10% na elasticidade da pele.

O colágeno hidrolisado é reconhecido como um ingrediente alimentício pelo Ministério da Saúde e pelo FDA, órgão que regulamenta alimentos e bebidas nos EUA, e, atualmente, já é possível observar no mercado alguns alimentos enriquecidos com essa proteína.

Gelatina é colágeno? - De acordo com Daniela Bordes, fisioterapeuta que dá assessoria em estética e cosmetologia, gelatina em cápsula (ou farmacêutica) é o colágeno puro. Só que, por não ser hidrolisada, é menos eficiente. "Para quem procura um efeito mais rápido, é só procurar a gelatina hidrolisada, também chamada de colágeno hidrolisado."

Segundo explica, a gelatina que a gente come de sobremesa tem só 10% de proteína e cerca de cerca de 5% de colágeno, por isso, não deve ser considerada como alternativa para firmar a pele ou deixar o corpo mais durinho. "A explicação está no processo: a hidrólise quebra as moléculas da proteína presente no colágeno.

Menores, elas são absorvidas pelo organismo com mais facilidade. Ou seja, você tem de consumir uma dose bem maior de gelatina em cápsula para ter o mesmo efeito do colágeno hidrolisado."
   
 
     
 
 
 
Leia também:

Grãos e Saúde - 16/04/2020
Os benefícios das Oleaginosas para a Saúde

Grãos e Saúde - 16/04/2020
Temperos e especiarias

Grãos e Saúde - 14/10/2015
Benefícios do mel

Grãos e Saúde - 14/10/2015
Benefícios da farinha de maracujá

Saúde.ig - 11/11/2014
14 alimentos que ajudam a secar a barriga

 
 
Documento sem título
 
   
Faça sua busca:
 
Atendimento:
(11) 4815-2231

(11) 93737-0069

Rua Dante Bellodi, 385
Eloy Chaves - Jundiaí - SP
 
Nossos horários:

Segunda a Sexta
das 9h00 às 18h00
Sábados
das 9h00 às 13h00
Copyright © 2012
Todos os direitos reservados

Produzido por FrameSet