Documento sem título
         
     
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Notícias e Dicas de Saúde
 
Notícia - Temperos e especiarias Grãos e Saúde
Temperos e especiarias



Chimichurri: é um tradicional tempero argentino muito usado no preparo de churrasco, tanto para temperar a carne como molho para acompanhamento de carnes, liguiças e queijos na brasa. Use como tempero e como molho para acompanhamento. Para o preparo do molho basta hidratar os flocos em uma proporção igual de flocos, vinagre de arroz ou vinagre de vinho branco, azeite de oliva e óleo de canola ou girassol. Os flocos podem ser misturados na margarina, requeijão, maionese, mantiga e queijo ralado. Excelente no feijão e recheio para pastéis. Experimente adicionar no molho de macarrão e como toque final em sanduíches, hamburgueres, ovos mexidos, patês e pastas de queijo. Na pizza, espalhe levemente por cima ou coloque embaixo do recheio antes de ir ao forno.

Ervas finas: Ingredientes: Dill, Estragão, Sálvia, Tomilho, Cebolinha, Manjericão, Manjerona e Louro. Excelente em carnes servidas ao ponto, como rosbife, molhos de manteiga, tempero de bruschetas e risotos.

Açafrão da Terra: O mais popular é extraído da raiz da cúrcuma. Com açafrão o arroz e a galinha ficam não só uma delícia, como de um colorido lindo. De sabor ligeiramente amargo e cor amarelo-dourado, extraída da raiz seca e moída da planta. Além do sabor, serve para dar cor aos alimentos. Utilizado em pratos com ovos, picles, molhos cremosos, maioneses, manteigas, massas, frango, peixes, arroz e pães.

Alecrim: Erva de aroma fresco, dá um sabor especial às aves, aos molhos e sopas de tomate, peixes, frutos do mar, carnes, patês, omeletes, ensopados (carneiro fica sensacional), beringela, batatas, couve-flor, pães, sucos e saladas de frutas. Ótimo no churrasco quando salpicado sobre o carvão. As folinhas secas maceradas, passadas em carne de porco ou galinha, antes de assar, dão um toque especial. Um pouquinho também no bolo de fubá fica ótimo.

Alho desidratado (em flocos ou granulado): Seco e desidratado, substitui o alho fresco em todas as suas aplicações. O alho é essencial em praticamente tudo que se faz de salgado. O segredo é usá-lo com exatidão.

Anis Estrelado: É típico no preparo de pratos da cozinha chinesa a base de carne de porco e pato. Também usado para fazer licores, chás e aromatizar bebidas alcoólicas.

Canela em pó: Pode Ser usada na preparação de pães, bolos, cafés, doces com frutas. É a casca de uma árvore. Usada em pedaços ou em pó, tem sabor e aroma fortes. Indispensável no quentão e no ponche de vinho quente, em pedaços. Em pó é especialmente empregada em bolos, doces, pães, tortas. A doçaria brasileira indica para polvilhar cremes, compotas. Bem usada é ótima para temperar carne de porco, presunto e caças.

Cebola em flocos: pura e desidratada é indicada em todas as preparações da cebola fresca, bastando hidratá-la em água gelada, ou adicioná-la seca em sopas, molhos, aves e carnes bovinas, etc.

Coentro: A semente moída, esfregada em carne de porco ou frango, antes de assar, é sensacional. Bom também para molho de carnes. A semente inteira é usada no preparo de ponches, pickles, doces e no café. Também usado no tempero de peixes, carnes, aves, assados ou grelhados, molhos, sopas de feijão, lentilhas e legumes. Também muito utilizado em pratos da culinária baiana, destacando-se as moquecas e as caldeiradas de peixes e frutos do mar.

Cominho (em Sementes ou moído): de sabor forte, deve ser usado em pequenas quantidades em pratos à base de queijos, ovos, carnes, oves, batotas e legumes. Também recomendado no preparo de molhos e pães. Vai bem até no feijão. As sementes moídas são muito usadas para o tempero de picles.

Colorífico: Também conhecido como colorau, dá cor apetitosa realçando um tom vermelho-alaranjado nas carnes, arroz, frango, peixes, caldeiradas e moquecas. Usado também para o preparo de picadinhos de carnes, sopas e molhos em geral.

Gengibre: Raíz de sabor extraordinário, adocicado e picante. Ralado é imprescindível no vatapá. Dá um gostinho especial em pratos de carne moída, peixes e camarão. Muito usado em pó para doces, bolos e pães. Excelente no preparo de conservas, pickles, "chutneys".

Gergelim: Sementinha com sabor muito semelhante ao das amêndoas. Muito usado na cozinha árabe. Bom para acrescentar à massas de pãezinhos, certos bolos, biscoitos. Fica ótimo polvilhado sobre galinha, peixe ou macarrão, antes de ir ao forno. Também usado na culinária japonesa para o preparo de sushis e uramakis.

Hortelã: Excelente no tempero de molhos para saladas, sopas, carnes, peixes. Muito popular na cozinha árabe. Gostosa em refrescos e complemento de drinques. Faz licor saboroso e vai muito bem em geléias.

Louro (em folhos ou moído): utilizado em pequenas quantidades, é ideal no preparo de molhos, caldos, legumes, assados, carnes e frutos do mar. Fundamental para o Bouquet Garni (folhas de louro, talos de salsa, tomilho e alecrim) e para aromatizar caldos e ensopados.

Manjericão: de sabor marcante e agradável, é ideal para receitas com tomate, em pizzas, molho para churrasco, lagosta, assados, saladas e legumes. E o principal ingrediente do molho ao pesto. Essencial na vinha-d’alhos. Genial em peixes, camarões, ovos, queijo, tomates recheados e molhos de tomate.

Manjerona: de sabor requintado, semelhante ao orégano, é ideal para valorizar carnes e aves, pratos à base de tomate, sopas, saladas e com manteiga derretida em peixes grelhados. Muito utilizada para pratos de cozimento rápido.

Orégano: Não há pizza que se preze sem ele. Ótimo em receitas com ovos, tomates, queijos, cebolas, recheios e molhos para carnes, aves, peixes e saladas de frutos do mar.

Mostarda (em sementes ou moída): É usada na preparação de molhos para saladas e maioneses, carnes, aves, sopas, legumes e pratos com ovos e queijos.

Noz-Moscada (em grão ou moída): ideal para molho bechamel, legumes, sopas, batatas, no recheio de massas, bolos, biscoitos, tortas, waffles e em bebidas com leite quente ou gelado. Formidável para o tempero de carnes, ou qualquer receita de carne moída.

Páprica (doce e picante): Pó extraído do pimentão vermelho, muito usado na cozinha húngara. Dá cor e sabor. Em galinha, bolo de carne, carne de vitelo, ‘goulash’, guisados ou ensopados, molhos, fica sensacional.

Pimenta-do-reino: Essencial em toda cozinha. A preta é mais forte, e a branca mais suave um pouco. Em grão é usada em saladas, marinados, assados e pickles. Moída, pode ser usada em todos os pratos salgados. Ideal na água de cozimento de carnes, molhos, no final do preparo de legumes e verduras, salpicada sobre carnes, peixes e frangos antes de grelhar.

Pimenta do reino branca (em grão ou moída): Com sabor mais suave que a pimenta preta, é usada em todas as receitas salgadas. Especialmente indicada para pratos que não podem ter sua aparência e cor alteradas.

Salsa: De todos os cheiros-verdes é a mais conhecida e usada. Ótima para o tempero de risotos, sopas, assados, batatas na manteiga, omeletes. Muito usada no tempero de carnes de toda espécie, refogados, pratos de forno, farofas, pastas de queijo, verduras, molhos.

Tomilho: Aromatizante de sabor forte, faz parte do Bouquet Garni. Vale a pensa experimentar em caldos, molhos, assados, peixes, sopas, recheios para aves. Sensacional para peixe, lagosta e camarão. Melhor ainda em carnes, principalmente de porco: esfregue um pouquinho macerado com sal e pimenta-do-reino.
   
 
     
 
 
 
Leia também:

Grãos e Saúde - 16/04/2020
Os benefícios das Oleaginosas para a Saúde

Grãos e Saúde - 16/04/2020
Temperos e especiarias

Grãos e Saúde - 14/10/2015
Benefícios do mel

Grãos e Saúde - 14/10/2015
Benefícios da farinha de maracujá

Saúde.ig - 11/11/2014
14 alimentos que ajudam a secar a barriga

 
 
Documento sem título
 
   
Faça sua busca:
 
Atendimento:
(11) 4815-2231

(11) 93737-0069

Rua Dante Bellodi, 385
Eloy Chaves - Jundiaí - SP
 
Nossos horários:

Segunda a Sexta
das 9h00 às 18h00
Sábados
das 9h00 às 13h00
Copyright © 2012
Todos os direitos reservados

Produzido por FrameSet