Notícias
e Dicas de Saúde |
|
|
Notícia - Benefícios do mel
Grãos e Saúde
Benefícios do mel
Os benefícios do mel envolvem o fortalecimentos do sistema imune, auxiliar no processo de digestão e também atuar no funcionamento do intestino porque tem enzimas que estimulam os movimentos intestinais.
O mel é o único alimento doce que contém proteínas e sais minerais, como potássio e magnésio, que são importantes para a saúde. O mel é um alimento considerado anti-séptico, antioxidante, anti-reumático, bactericida, diurético, digestivo, expectorante e calmante.
O mel engorda porque é doce e tem quase as mesmas calorias do açúcar branco. Uma colher de sopa de açúcar tem cerca de 60 calorias e a mesma medida de mel apresenta 55 calorias, por isso, se for consumido em grandes quantidades o mel engorda e não deve ser consumido por diabéticos.
Informação nutricional do mel:
100 g de mel 1 colher de chá de mel
Calorias (kcal) 309 9,27
Proteínas g) 0,5 0,015
Carboidratos (g) 78 2,34
Gordura (g) 0 0
Sódio (mg) 12 0,36
Potássio (mg) 51 1,53
Fósforo (mg) 10 0,3
Benefícios do mel para pele: Os benefícios do mel para a pele são tornar a pele mais macia, uniforme e sem manchas. Para ter esses benefícios é importante passar o mel cristalizado duas vezes por semana na pele, massagear bem e deixar por 10 minutos, para depois lavar com água morna.
Benefícios do mel para a saúde: Os benefícios do mel para a saúde envolve especialmente melhorar resistência do organismo á gripes e resfriados, por exemplo, porque o mel combate os micróbios e é anti-séptico. Assim, o mel é indicado para:
Prisão de ventre: pois ajuda o intestino a se movimentar;
Má-digestão e úlceras gástricas: porque tem enzimas que facilitam a digestão;
Bronquite, asma e dor de garganta: pelas suas características antibióticas e anti-sépticas.
É importante também saber que o mel não é apropriado para crianças de menos de 3 anos de idade por causa do perigo de botulismo causado por contaminação, nem aconselhado para diabéticos, devido ao alto teor em carboidratos, como sacarose.
Os benefícios do mel com própolis: são, geralmente, o alívio dos sintomas de faringite, amigdalite, gripe e resfriado. O própolis é utilizado pelos humanos como antibacteriano, antifúngico, antiviral, estimulador do sistema imunitário, cicatrizante e regenerador de tecidos.
Os benefícios do mel com canela: são auxiliar na digestão combatendo a má-digestão, que pode ocorrer após uma refeição rica em gorduras. Assim, após uma refeição exagerada, pode-se fazer um chá e adicionar um colher de chá de mel com canela para facilitar a digestão.
Os benefícios do mel com limão: são prevenir o aparecimento de gripes e resfriados pois o limão tem vitamina C que fortalece o sistema imunológico.
Os benefícios do mel para o cabelo não estão comprovados porém as pessoas o usam geralmente para hidratar e dar brilho ao cabelo utilizando o mel diretamente no cabelo.
|
|
|
|
|