Documento sem título
         
     
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Notícias e Dicas de Saúde
 
Notícia - Chia é a semente da vez! Grãos e Saúde
Chia é a semente da vez!

Originária do México, essa semente caiu no gosto dos brasileiros por facilitar processos de emagrecimento devido às suas propriedades nutricionais, além de conferir inúmeros outros benefícios à saúde.

Devido ao elevado teor de fibras contido nos grãos, o consumo moderado de chia prolonga o processo digestivo e mantém a sensação de saciedade do organismo por mais tempo.

As fibras também ajudam a regular o trânsito intestinal e são bastante eficientes no tratamento da prisão de ventre. Ainda, a chia reduz o colesterol ruim, fortalece os ossos e atua na prevenção do aparecimento de radicais livres. Este poderoso grão possui 2 vezes mais potássio do que a banana, 3 vezes mais ferro do que o espinafre, 6 vezes mais cálcio do que o leite integral, 8 vezes mais ômega 3 do que o salmão e 15 vezes mais magnésio do que o brócolis.

Confira todos os benefícios dessa colherzinha diária e comece já a emagrecer com saúde!

Aumenta a saciedade
Ao entrar em contato com líquidos, a semente de chia absorve 12 vezes o próprio peso em água e forma uma espécie de gel, que se expande em volume. O grão infla e aumenta a sensação de que o estômago está cheio, adiando a fome.

Regula o intestino
A semente de chia é rica em fibras tanto solúveis quanto insolúveis, que ajudam a regular o trânsito intestinal, evitando ou tratando a prisão de ventre.

Controla a pressão
Uma porção da semente possui 4 vezes a necessidade diária de ômega 3, substância que ajuda na regulação da pressão dos vasos sanguíneos e evita o aumento da pressão arterial. O ômega 3 também é importante para fortalecer o sistema neurológico, evitar a depressão e aumentar a absorção de nutrientes .

Cálcio
O cálcio presente na chia ajuda na formação da massa óssea, evitando a osteoporose. Uma porção de semente de chia (25 gramas) tem cerca de 21% das necessidade diárias de cálcio.

Ferro
Uma porção da semente possui 67,8% das necessidades diárias em ferro, nutriente essencial na produção de glóbulos vermelhos, além de exercer papel importante em vários processos metabólicos .

Proteínas
Para quem faz atividade física e precisa de uma boa fonte de proteínas para a reconstrução muscular, 100 gramas da semente de chia carregam 16g de proteína em sua composição. Uma porção da semente de chia contém 8,6% das nossas necessidades diárias nesse nutriente.

Magnésio
Essencial para o pleno funcionamento do nosso cérebro e ligações cognitivas, o magnésio também está muito presente na semente de chia. A porção possui 27,9% das nossas necessidades diárias desse nutriente.

Vitamina A
A porção diária da semente de chia possui cerca de 20% das nossas necessidades de Vitamina A, responsável por melhorar o sistema imunológico e proteger a pele e os olhos contra o processo de envelhecimento.

Potássio
Esse nutriente tem grande participação na ação muscular, sendo essencial para quem pratica exercícios físicos regularmente.

Vitaminas do Complexo B
A semente de chia também possui em sua composição a niacina, a tiamina e a riboflavina, todas vitaminas do complexo B. Elas são fundamentais para o pleno funcionamento do sistema nervoso, além de auxiliar no funcionamento metabólico.

Antioxidantes
A semente de chia possui ácido cafeico e ácido clorogênico, ambos antioxidantes que ajudam a neutralizar os radicais livres, atuando no combate ao envelhecimento celular e na prevenção contra diversas doenças, inclusive o câncer.
   
 
     
 
 
 
Leia também:

Grãos e Saúde - 16/04/2020
Os benefícios das Oleaginosas para a Saúde

Grãos e Saúde - 16/04/2020
Temperos e especiarias

Grãos e Saúde - 14/10/2015
Benefícios do mel

Grãos e Saúde - 14/10/2015
Benefícios da farinha de maracujá

Saúde.ig - 11/11/2014
14 alimentos que ajudam a secar a barriga

 
 
Documento sem título
 
   
Faça sua busca:
 
Atendimento:
(11) 4815-2231

(11) 93737-0069

Rua Dante Bellodi, 385
Eloy Chaves - Jundiaí - SP
 
Nossos horários:

Segunda a Sexta
das 9h00 às 18h00
Sábados
das 9h00 às 13h00
Copyright © 2012
Todos os direitos reservados

Produzido por FrameSet