Documento sem título
         
     
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Notícias e Dicas de Saúde
 
Notícia - Chás são como remédios, dizem especialistas; saiba como usufruir dos benefícios sem riscos Uol Saúde
Chás são como remédios, dizem especialistas; saiba como usufruir dos benefícios sem riscos

Que os chás podem ser amigos da saúde, disso ninguém duvida. Afinal, não é de hoje que o homem recorre às plantas para fazer seu organismo funcionar melhor e obter mais qualidade de vida.

Alguns chás, inclusive, estão na moda, como o verde e o branco, que oferecem muitos benefícios: fortalecimento do sistema imunológico, diminuição do mau colesterol (LDL), controle da pressão arterial e prevenção de problemas cardiovasculares. Isso sem falar, claro, na capacidade de ativar o metabolismo – e, com isso, ajudar no emagrecimento.

Mas, apesar da extensa lista de propriedades favoráveis, não se deve ingerir chás indiscriminadamente. As plantas medicinais são como remédios – e, dessa forma, têm indicações, contraindicações e efeitos colaterais. Muitas, inclusive, interagem com medicamentos e alteram resultados de exames.

Por isso, há doses e modos específicos de uso. “É preciso conhecer muito bem a planta antes de administrá-la. Qualquer uma, se consumida em excesso, pode se tornar tóxica e prejudicar a saúde – exatamente como acontece com os fármacos”, salienta Carolina Mantelli Borges, médica pós-graduada em Endocrinologia e Metabologia, endocrinologista da Clínica de Especialidades Integrada, em São Paulo.

O emprego sem controle de chás pode, por exemplo, prejudicar o trato gastrointestinal. “Além de serem consumidos em temperatura elevada, eles trazem cafeína. Quando há exagero, a substância irrita a mucosa gástrica e favorece o aparecimento de gastrite”, salienta Gabriel Cairo Nunes, nutricionista esportivo da Clínica HealthMe Gerenciamento de Perda de Peso, em São Paulo, pós-graduado em Nutrição Clínica e Transtornos Alimentares pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP), e em Emagrecimento e Obesidade pela Universidade Gama Filho (UGF).

Assim, não duvide: a automedicação, mesmo de um simples chá, é um erro, que traz sérios riscos à saúde ou retarda o combate eficaz a doenças. Veja, acima, álbum com mitos e verdades sobre o tema.
   
 
     
 
 
 
Leia também:

Grãos e Saúde - 16/04/2020
Os benefícios das Oleaginosas para a Saúde

Grãos e Saúde - 16/04/2020
Temperos e especiarias

Grãos e Saúde - 14/10/2015
Benefícios do mel

Grãos e Saúde - 14/10/2015
Benefícios da farinha de maracujá

Saúde.ig - 11/11/2014
14 alimentos que ajudam a secar a barriga

 
 
Documento sem título
 
   
Faça sua busca:
 
Atendimento:
(11) 4815-2231

(11) 93737-0069

Rua Dante Bellodi, 385
Eloy Chaves - Jundiaí - SP
 
Nossos horários:

Segunda a Sexta
das 9h00 às 18h00
Sábados
das 9h00 às 13h00
Copyright © 2012
Todos os direitos reservados

Produzido por FrameSet